O que é marca?
A marca é o bem mais precioso de um negócio, pois é o principal elo com o cliente final.
A marca é uma propriedade, e assim como um terreno, deve ter um registro em nome de seu proprietário.Caso deixe de registrar a sua marca, estará sujeito ao risco de outra empresa realizar o registro, e assumir todos os direitos da marca primeiro, podendo assim impedir sua empresa de continuar usando a marca e cobrar uma indenização por seu uso sem autorização.
O registro da marca é o principal documento a ser utilizado no combate a falsificações de produtos no Mercado livre, Amazon, Americanas.com e os demais marketplaces.
Após o registro você recebe um certificado, válido em todo território nacional, que dará o direito e total domínio sobre a marca. Podendo vendê-la, licenciá-la ou até mesmo franqueá-la.
Esse processo não é obrigatório, mas é de extrema importância, pois através dele você resguardará o uso da sua marca. Caso opte por não realizar o registro, ainda assim indicamos que faça a pesquisa de disponibilidade do nome, para verificar se já existe alguma marca registrada no mercado.
Como é feito o registro de marca
O primeiro passo para o registro, é realizar uma busca prévia, junto ao banco de dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
A pesquisa precisa ser realizada por um escritório especializado em registos de marca, que, por meio de uma tecnologia privada e diferenciada, realiza uma busca minuciosa. Assim, é possível identificar se existem registros ou pedidos de registro iguais ou parecidos com o da sua marca.
Será formulado um panorama técnico de viabilidade da marca.
Caso fique constatado que a marca está disponível e pode ser registrada, será elaborado o pedido de registro junto ao INPI, em estrita obediência aos inúmeros critérios e exigências do órgão oficial.
O processo pode parecer complicado, mas feito por um especialista habilitado para realizar todos os trâmites administrativos em seu nome, e garantir um serviço, seguro e de alta qualidade será feito corretamente.